O Canalhas! #15 - “Oscar-nalhas" - é o pior episódio da história do podcast? Não sabemos, mas esperamos que os ouvintes nos digam em algum momento.
Se você chegou até aqui sem ouví-lo, pode ouvir no link abaixo. Aproveita e já compartilha com os amigos.
Esse texto não é um comentário. Ao invés disso, William, Pedro e eu recomendamos 15 filmes, em homenagem ao 15º episódio do podcast.
Se você assistir a algum dos filmes, fale com a gente - daremos um salve para você aqui, no próximo episódio, ou numa mesa bar.
William
Intocáveis (2011, Comédia/Drama, 1h54 min). “Intocáveis é um filme que vejo toda vez que passa. Consegue ser leve mesmo com um tema pesado, muito por conta do protagonista, que é um cara com o tipo de caráter que quero ter para o resto da minha vida.”
Mad Max: Estrada da Fúria (2015, Ação, 2 horas). “Mad Max é meu filme. Eu amo tudo nele: estética, roteiro, velocidade do filme. Tudo ali para mim é empolgante até o talo.”
O Menino que Descobriu o Vento (2019, Drama, 1h53min). “O Menino que Descobriu o Vento é um filme emocionante não apenas pela genialidade de uma criança que salva sua vila inteira graças - quem diria - ao estudo e ao conhecimento, mas também por ser um filme sobre relações de família, principalmente sobre a relação entre pai e filho.”
Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro (2010, Ação/Policial, 1h55min). “Tropa de Elite 2 é o Tropa de Elite 1 que tenta não afirmar que a Polícia tem mais é que matar mesmo. Ele aprofunda o debate e mostra que nada é ‘preto no branco’. Não apaga a cagada do primeiro filme, mas levanta pontos mais honestos sobre o Rio e o Brasil. Eu adoro esse filme.”
Rio, Zona Norte (1957, Drama, 1h30min). “Rio, Zona Norte exala ‘carioquês’ e mostra também a ‘realidade’ do povo na década de 50 - povo sofrido, mas que luta para poder sorrir e viver em paz. Boto ‘realidade’ entre aspas porque, como filme antigo, tem seus clichês e reproduz preconceitos da época, mas o filme ainda assim é muito bom.”
Pedro Arthur
Unbreakable/Corpo Fechado (2000, Suspense, 1h47min). “Corpo Fechado é o take do M. Night Shyamalan sobre um filme de super-herói, antes de filmes de super-herói serem o que são. Ele explora arquétipos do mito do herói num cenário realista cheio de drama e com algumas decisões de direção muito singulares que são incríveis. O clímax do herói é o ápice disso.”
Silêncio (2016, Drama, 2h41min). “[Silêncio] é um filme muito bom do [Martin] Scorsese baseado em um romance japonês de mesmo nome. Conta a história de dois jesuítas portugueses que vão para Japão atrás do mentor deles que aparentemente se tornou apóstata - alguém que abandonou a fé. A ‘parada’ do Silêncio é que é um filme que trata de fé, e até que ponto essa fé pode ser só orgulho. Trata de opressão e perseguição e até que ponto um fiel realmente deve ser fiel. Indaga sobre a natureza de Deus, do sofrimento, de Jesus Cristo. Acho bizarro que esse filme não seja famoso.”
Interestelar (2014, Ficção Científica, 2h55min). “Interestelar entra na lista porque é um filme do [Christopher] Nolan muito bom como um todo, tem aquele carisma dele e aquele ar de que é um filme inteligente, mas o que faz ele ser um dos meus filmes favoritos é sem dúvida a trilha sonora.”
Paulo “Preto” César
“Pedro Arthur me deu o trabalho de escolher 7 filmes ao invés de 5 porque ele foi preguiçoso demais para recomendar 5 filmes.”
Oldboy (2003, Thriller, 2h00min). “Esse filme é de uma época em que eu procurava suspenses psicológicos com um plot twists de explodir a cabeça. Oldboy é mais do que isso: é uma tragédia grega, fantasiada de suspense coreano de vingança. Enquanto você estiver catando os restos da sua cabeça, ficará pensando se viver neste mundo cruel vale a pena.”
Ilha dos Cachorros (2018, Aventura, 1h45min). “Ilha dos Cachorros é um filme que eu sempre recomendo. Para mim ele é o ápice da animação para adultos: Wes Anderson veio para fazer você apreciar ainda mais a relação entre o homem e o seu cachorro - a lealdade entre as duas espécies é uma via de mão dupla. Se você chorar pensando no seu companheiro, saiba que não foi por acaso.”
The Arrival/A Chegada (2016, Ficção Científica, 1h58min). “Eu assisti esse filme numa sala Kinoplex Platinum e valeu cada centavo do ingresso. O filme trata da nossa relação com a linguagem, com o tempo, com o amor, com o sofrimento, com a guerra, e com alienígenas. Ficção científica, quando bem feita, nunca é só sobre ciência, e A Chegada mostra como esse gênero pode tocar nas questões mais profundas da humanidade.”
Show de Truman (1998, Ficção Científica/Drama, 1h47min). “Show de Truman explodiu minha cabeça. Ele mostra como a humanidade pode aceitar situações absurdas com naturalidade. Torcer pelo Truman faz você perceber o quanto é importante ter controle sobre a própria vida, e o quanto a verdade, por pior que seja, é libertadora.”
Trilogia Batman: Batman Begins (2005, Ação, 2h20min), Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008, Ação, 2h32min) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012, Ação, 2h44min). “Vou recomendar três filmes de uma vez porque sim. A abordagem do Nolan explora bonitinho a jornada do herói. Ele reconstrói o Batman de uma forma realista e com tudo no lugar: a construção do personagem, a força dos antagonistas, o senso de urgência, os dilemas morais. Se os filmes de super-herói são um gênero específico do cinema, essa trilogia mostra duas coisas: (1) certos filmes são capazes de transcender o gênero; (2) qualquer um que queira fazer bons filmes do gênero deveria assistir a trilogia. Nolan é um gênio.”
Questão de Tempo (2013, Romance, 2h4min). “Eu tenho uma lista de filmes para quem pensa em casar. Esse filme é o mais recente da lista e um dos que mais me tocou. No fundo, ele é um filme que te relembra que viver exige esforço: aproveite cada momento ou você irá se arrepender. No mundo real, não tem como voltar no tempo.”
A Criada (2016, Drama, 2h48min). “Comecei com um filme coreano e vou encerrar com um coreano. A Criada é simplesmente sensacional: é envolvente, explora múltiplos temas como crime, romance, sexo, normas culturais, tudo de forma intrincada como um quebra-cabeça. Espere pela cena do polvo.”
Indicações culturais
Pedro Arthur: 🎞️ Joel Have - Making Shorts. Um cidadão que faz filmes de curta-metragem e posta uma vez por semana no YouTube.
Paulo: 🎵 No Pressure - Logic. Álbum de saída do cidadão - não mais porque ele já voltou. Puta álbum.
Gabriel: sem recomendação.
William: 🎞️ Invencível (Série) (Ação, 1 Temporada, disponível no Amazon Prime). Quando Mark Grayson herda superpoderes ao completar 17 anos, ele se une a seu pai como um dos maiores heróis da Terra. Todos os seus sonhos se tornam realidade - até que um evento chocante muda tudo.
William (2): 🎞️ Os 7 de Chicago (2020, Drama/Crime, 2h10min, disponível na Netflix). O que era para ser um protesto pacífico se transformou em um confronto violento com a polícia, e o resultado foi um dos julgamentos mais famosos da história.
🖼️ Episódios ilustrados
Finalmente nos lembraram de linkar diretamente nossa página do Instagram. Aproveita e segue lá.
Muito obrigado por ter lido. Se gostou, deixe um ❤️ e compartilhe essa publicação com seus amigos. Fique à vontade para deixar um comentário.
Grande abraço,
Os Verdadeiros Canalhas
[Nota: Agradecimentos à Tayná pela revisão do texto.]